quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Perdoar é - E - Crescer !!!!!!!!!




Hoje quero falar sobre o perdão.

Há tempos venho refletindo sobre isso.

Há muitos que querem perdoar e não conseguem, não esquecem.
Mas será que perdoar significa também esquecer?

Há aqueles que antes de querer, ou sem querer, já perdoam: são os famosos "derretidos", para os quais basta apenas um pedido de desculpas, sincero ou não, para que se esqueçam de tudo que o outro fez.

Confesso que sempre fui do segundo tipo..."coração mole"....ou  grande, pois dizem que só é capaz de perdoar quem muito sabe amar...

Mas também admito que ultimamente estava, estou, meio resistente ao perdão...

Sinceramente, acho que é porque, no meu inconsciente, descobri que ceder ao perdão significa amar...amar quem tanto me machucou??????

E é por isso que o perdão é uma escolha, uma escolha pelo amor.

Perdoar é escolher amar o outro, apesar dos seus erros, das suas misérias, das suas limitações...

E talvez minha resistência também viesse do fato de que, no fundo, eu sabia que, para perdoar, também era preciso compreender, entender o momento da outra pessoa e aceitar que, naquele momento - infelizmente  - era tudo o que ela tinha para me oferecer....sim, por mais horrível que pareça, que seja, era o que ela podia me dar naquela hora...difícil aceitar...

E, resistente, eu continuei carregando minha mágoa, mesmo sabendo que a maior prejudicada com isso era, com certeza: eu.

Além disso, perdoar, além de significar amar - compreender - aceitar as limitãções do outro - significaria algo mais: ceder; ser humilde; tirar as barreiras que, pela mágoa, nós colocamos contra o outro; ser vulnerável...ficar vunerável...de novo? E esse era, e continua sendo, o meu maior medo.

Sim, descobri que o medo de perdoar, que o medo de amar o outro e olhar nos olhos dele, é também um medo de ceder... vai muito além do medo de não ser aceito ou de não ser amado, mas advém, sobretudo, do receio de ser machucado e de ser ferido, de novo, e de novo.....

Acho que o perdão é um exercício de conseguir olhar no fundo dos olhos do outro novamente, pois quando estamos magoados, como é difícil olhar no olho da outra pessoa....dói...

E, refletindo sobre tudo isso, com a ajuda do Espírito Santo, pois isto não iria brotar em mim do nada....descobri: não consigo perdoar sozinha -  preciso da ajuda de Deus para que eu possa aprender a amar, uma outra vez, e seja capaz de perdoar....

E por que rezar, por que orar?
Somos livres, Deus nos fez assim.
Ele não intereferirá na nossa vida enquanto não abrirmos espaço e autorizarmos para que isso aconteça e acredito que isto se concretize por meio da oração.

Então, eis o primeiro passo: Meu Deus,
eu quero perdoar,
sim,
eu escolho perdoar,
me ajuda !!!!!!!!!!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar comentário