sábado, 24 de setembro de 2011

Mãe: Nossa Senhora das Mercês

Hoje, dia de Nossa Senhora das Mercês, é também o dia do aniversário da minha mãezinha querida.

Antes mesmo de eu nascer, minha mãe me consagrou à Nossa Senhora, escolhendo também um dos dias dedicados em honra a Ela para o meu nascimento.

Sou eternamente grata à minha mãe por esse ato de consagração, o qual, sem dúvida, não só influi, mas dirige toda a minha vida hoje, sempre na direção de Deus. Não é à toa, e nem do nada, que eu sou de Deus, mas sim, porque, antes mesmo de eu existir, já haviam pessoas rezando por mim e sendo fiéis a Ele (isso devo aos meus avós e bisavós) e isso repercutiu até para que eu estivesse aqui, agora, escrevendo este texto.

As pessoas que me conhecem sabem da minha especial devoção por Maria, minha fiel intercessora, sempre presente na minha vida, em todos os sentidos! Mas minha mãe aqui da terra também é maravilhosa, não posso deixar de agradecer de forma especial por ela e por sua vida. Ela sempre rezou e reza muito por mim, e com certeza a fé que tenho herdei grande parte do exemplo, testemunho e confiança dela em Deus e, principalmente, na  poderosa intercessão de Nossa Senhora! 

Por isso, neste dia tão especial, aniversário da minha mãe, gostaria de honrar as minhas duas mães maravilhosas: minha mãe da terra e minha Mãe do céu!!!

Obrigada Senhor, por essas duas mães perfeitas que o Senhor me deu, obrigada por toda intercessão, orações, fé, exemplos, e cuidados delas, obrigada Senhor por todo amor e carinho delas por mim, obrigada por acreditarem, em meu nome e por mim, em Suas promessas para minha vida!!!
Obrigada porque, por meio da fé e intercessão delas, tantas graças já foram e são derramadas em minha vida!!! 
Porque mesmo quando a nossa fé vacila, quando existe alguém intercedendo e acreditando por nós, em nosso nome, o Senhor, em Sua Misericórdia, acolhe e age em nossas vidas...e é este, muitas vezes, o papel da minha mãe e de Maria. Obrigada Senhor, Glórias a Ti, Jesus!!!


Nossa Senhora das Mercês


“... Nossa Senhora da Vitória é dos conquistadores, Nossa Senhora do Desterro é dos peregrinos, Nossa Senhora do Carmo é dos contemplativos, Nossa Senhora da Luz é dos desencaminhados; mas Nossa Senhora das Mercês é de todos, porque a todos indiferentemente está prometendo e oferecendo as mercês que lhe pedirem. Nos tesouros das mercês desta Senhora não só há para o soldado vitória, para o desterrado pátria, para o desencaminhado luz, para os contemplativos favores do céu, mas nenhum título há no mundo, com que a Virgem Maria seja invocada, que debaixo do amplíssimo nome de Nossa Senhora das Mercês não esteja encerrado e que a esta Senhora se não deva pedir com igual confiança.

Estais triste e desconsolado? Não é necessário chamar pela Senhora da Consolação, valei-vos da Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vos consolar. Estais aflito e angustiado? Não é necessário chamar pela Senhora das Angústias, valei-vos da Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vos acudir. Estais pobre e desamparado? Não é necessário chamar pela Senhora do Amparo, valei-vos da Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vos amparar. 

Estais embaraçado e temeroso em vossas pretensões? Não é necessário chamar pela Senhora do Bom Sucesso, valei-vos da Virgem das Mercês e ela vos fará mercê de vos dar o sucesso que vos convém. Estais enfermo e desconfiado dos remédios? Não é necessário chamar pela Senhora da Saúde, acudi à Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vô-la dar, se for para o seu serviço. 

Estais, finalmente, para embarcar ou para embarcar o que tendes? Não é necessário chamar pela Senhora da Boa Viagem, acudi à Senhora das Mercês e ela vos fará a mercê de vos levar em paz e a salvamento. De sorte que todos os despachos que a Senhora costuma dar, invocada sob tão diferentes títulos como os que tem pelo mundo e em nossa pátria, todos estão incluídos neste das Mercês porque nele se contém todos”.



Pe. Antonio Vieira, S.J. no Sermão de São Pedro Nolasco, na Igreja dos Mercedários de São Luís, no Maranhão.
Fonte: Revista Shalom Maná
disponível em:
---------------------------------------------------------------------------------------------------
A invocação ou nome de Nossa Senhora das Mercês é uma a mais entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo e, por isso, mãe espiritual de cada cristão e de toda Igreja.

Esta invocação das Mercês data aproximadamente de 1218, quando os maoemetanos dominavam parte da península Ibérica e faziam incursões às terras, praianas da França e Itália e nos mares assaltavam as embarcações para, de toda forma que podiam, roubar, matar e levar para o cativeiro da África, os homens, mulheres e crianças que encontravam.

Os cristãos capturados eram submetidos a trabalhos forçados e à dura escravidão (daí as correntes nas mãos dos anjinhos aos pés de Nossa Senhora das Mercês), da qual podiam livrar-se, renunciando a fé Católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Diante de tamanho sofrimento, muitos terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua Igreja por Maomé e seus costumes.

Nossa Senhora, compadecida dos seus filhos e filhas, aparece a três jovens: Pedro, Raimundo e Jaime e os convida para que fundem uma Ordem encarregada de socorrer os pobres cristãos e mantê-los na fé e nos costumes. Os três jovens levaram a notícia ao Bispo focal, este ao Papa, e receberam autorização da Igreja para fundarem a "Ordem de Nossa Senhora das Mercês".

No dia 10 de Agosto de agosto de 1218, o Bispo de Barcelona (Espanha), D.Berenguer de Palou, na própria catedral, na presença do rei Jaime I de Aragão e muita gente, Pedro Nolasco e Companheiros faziam a Deus solene entrega de suas vidas para dedicarem-se à Redenção e ajuda dos cristãos na escravidão dos maometanos. A Ordem nasceu, cresceu e espalhou-se em seguida pelo mundo inteiro, tendo como carisma o resgate dos cativos. Desse fato surgiu a devoção a Nossa Senhora das Mercês, cuja festa litúrgica se celebra aos 24 de setembro.

Hoje são outras as escravidões: consumismo, comodismo, secularismo, individualismo, depressão, angustia, medos, desemprego, violência, vícios, fome, divisão, desagregação familiar... Que Nossa Senhora das Mercês, ela que nos deu a grande mercê, seu filho Jesus Cristo, interceda por nós e nos ajude a vencer as escravidões do mundo atual.

A Imagem de Nossa Senhora das Mercês foi esculpida no porões da Igreja lmaculada, dos Freis Capuchinhos de São Paulo e aos 29/09/1929 foi coroada na Igreja das Mercês.




Consagração da família a Nossa Senhora das Mercês


Virgem Maria, Mãe das Mercês, com humildade acorremos a Vós, os membros desta família, certos de que não nos abandonais por causa de nossas limitações e faltas.


Animados pelo vosso amor de Mãe, oferecemo-vos nosso corpo para que o purifiqueis, nossa alma para que a santifiqueis, o que somos e o que temos, consagrando tudo a Vós.


Amparai, protegei, bendizei e guardai sob vossa maternal bondade a todos e a cada um dos membros desta família que se vos consagra totalmente a Vós.


Ó Maria, Mãe e Senhora nossa das Mercês, apresentai-nos ao vosso Filho Jesus, para que, por vosso intermédio alcancemos, na terra, a sua Graça e depois a vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar comentário